h1

Gourmet ou Gourmand?

November 23, 2007

gourmet.jpggourmet.jpgHá algumas semanas atrás estava assistindo o Programa do Jô, recomendação do meu querido irmão, e naquele dia ele recebeu o Cientista francês Hervé This. O químico, criador da gastronomia molecular – termo que designa o estudo das técnicas científicas utlilizadas na gastronomia – conversou um pouco sobre a origem das suas pesquisas e levou um pequeno laboratório para o programa, onde fez algumas experiências com cocção de ovos e preparações de suspiro.  

O que me chamou a atenção foi que o Hervè This corrigiu o Jô Soares ao se “intilular” um excelente gourmet. Ele salientou que a palavra gourmet se refere aos apreciadores da boa bebida, já o termo correto para expressar o que ele desejava – apreciador da alta gastronomia – era o gourmand.

Bem, eu não ia duvidar do que um francês autêntico, mestre das ciências gastronômicas estava falando. Mas, também, não iria sair por ai me chamando de gourmand para que duvidassem da fluência em francês (que é nula, por sinal, mas ninguém precisa saber disso!).

 Então lá fui eu para as pesquisas. O que descobri? Na dúvida, seja ambos!

O termo gourmet, que pode ser utilizado tanto como nome ou como adjetivo, vem da palavra groumet, que, em francês arcaico significa o “servidor de vinho”, ou seja, está, como disse o This, relacionado à bebida. Já a palavra gourmand significa, em francês moderno, o apreciador da alta gastronomia. Porém, a verdade é que a palavra gourmet se popularizou no mundo americano com o sentido que nós conhecemos porque existe um preconceito em se intitular gourmant, já que essa palavra lembra “glutony”, um dos pecados capitais: a gula.

O correto, portanto, partindo da França, berço da gastronomia, seria sermos gourmand, mas até que a palavra se torne mais comum entre nós brasileiros, seja os dois ou, então, um simples apaixonado pela gastronomia.

http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM748534-7822-HERVE+THIS+CRIOU+A+GASTRONOMIA+MOLECULAR,00.html

2 comments

  1. Explicação bastante útil, principalmente agora que precisava dela para o meu blog, que é fã do seu, e fosse condizente com o que meu avô sempre tentou me explicar… obrigada.


  2. […] e cozinhar (aquela coisa básica diária… porque se for algo mais gourmand – conceito aqui – eu faço na hora), limpar a casa e definitivamente a maior dificuldade é encaixar todas as […]



Leave a Reply

