h1

Le Couvert!

November 28, 2007

talheres.jpgNos dias atuais, usamos garfos e facas tão naturalmente que nem questionamos as suas origens – exceto quando as regras de etiqueta entram em questão. Na verdade, o uso dos talheres nas refeições é uma moda mais recente do que podemos catarina-de-medici.jpgimaginar, antigamente – desde a idade meédia – ele era usado apenas para a preparação dos alimentos.catarina-de-medici.jpg

Os talheres pessoais tem suas origens com uma curiosa personalidade histórica, a Catarina de Médici, que, apesar dos seus feitios louco na história, contribuiu bastante para a expansão da culinária. Quando ela casou-se com o Rei da França Henrique II, em 1533, ela se propôs a criar a Renascença Francesa, trazendo da Itália inúmeros cozinheiros, iguarias e utensílios, entre eles os talheres – que não foram bem aceito.

luis-xiv.jpgNa época do reinado do Luís XIV, algumas novas mudanças aconteceram. O Rei Sol exigiu que os pratos, antes servidos todos ao mesmo tempo, seguissem uma ordem de disposição: primeiro as sopas, depois as entradas, assados, saladas e, por fim, as sobremesas – o que deu origem ao modelo atual de refeições sofisticadas.

Nessa época, os talheres começavam a se popularizar entre os nobres; eram, porém, objetos de usos pessoais, cada um tinha seu kit de couvert que levava às cerimônias sociais. Imagina que chic você chegar hoje em uma festa de formatura com seu garfo e sua faca banhados a ouro!

Com a evolução da gastronomia, os talheres foram se tornando mais naturais e até imprescindíveis para as sociedades européias e suas “descendentes”. Ainda assim, alguns povos mantiveram suas tradições de comer com as mãos, como os árabes, ou com os famosos hashis japoneses. Mas, cá para nós, a nossa querida faca – de preferência bem amolada – quebra bastanta o galho, não é?

2 comments

  1. Adorei teu blog! muito interessante! e muito legal pra praticar o portugues:) bjo:)


  2. Fiquei impressionada com seu blog! Adorei! ficarei ligada nas curiosidades e divulgarei para as minhas amigas.

    Beijos
    Ana Lucia



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: