h1

Origens do Tim tim!

December 1, 2007

brinde.jpgA maioria de vocês já deve ter ouvido alguma história que justifica o nosso costume de brindar nas refeições, mas ainda assim vale a pena lembrar. Confesso que desconhecia as suas origens e fiquei emocionada quando, numa viagem ao Rio, conhecemos alguns alemães e eles contaram a sua versão – uma das inúmeras existentes – para o Brinde. Mas, como a palavra parece ter raízes germânica, que vem do termo “ich bring dir’s”, que quer dizer “eu bebo a você”, vale a pena acreditar neles!

A história deles é que, naquela época de intrigas e traições da Idade Antiga, era comum o envenenamento através das bebidas. Inicialmente a saída foi servir todos os copos da mesma garrafa e na frente de todos os convidades. Com as grandes festas, essa logística ficou um pouco difícil, então a alternativa foi bater os copos com força para que os líquidos se misturassem, garantindo a vida de todos – ou a morte. Brindar era, portanto, uma questão de segurança! Essa história se consolidou ainda mais com os Vikings, esses sim batiam os copos com força – tudo pela sobrevivência.

Existem, também, umas versões mais românticas da origem dos brindes. Uma delas, que é apoiada pelos enólogos, é a de que para se degustar o vinho são necessários todos os cinco sentidos: o paladar, o ofalto, a visão, o tato e, finalmente, a audição com o tim tim do brinde. Diz a lenda que essa daí foi criação de Baco, o Deus do vinho que tinha poderes embriagadores. Vale a pena lembrar que o “tim tim” em japones significa os órgãos sexuais masculinos, então evitem passar vergonha em quando estiverem na presença dos japas.

Seja qual for sua origem, o momento do brinde é um lindo ritual, que faço questão de ralizar nos bons momentos de confraternização, principalmente nessa época do ano! Então, tim tim! (espero que não tenha nenhum japonês lendo!)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: