h1

Esperança no fim da despensa!

December 7, 2007

Sabe aqueles dias que você chega em casa afim de preparar um jantar legal, comer umas coisinhas especiais e quando entra na despensa só encontra atum, leite de côco – vencido-, abacaxi em caldas, azeitonas e alcaparras … bem, é hora de fazer as compras!

Rolou isso comigo essa semana e, para piorar a situação, não tinha nem metade desses produtos remanescentes que resultariam em uma bela macarronada à putanesca. Então lá fui eu para a improvisação – e na verdade acabei achando mais produtos legais do que imaginava, entre eles uma caixa de macarrão conchiglioni – parado ali há alguns meses – e meio pacote de fundue congelado.product1161.jpg

Acabei fazendo um pratinho bem especial, que cai muito bem como uma entrada. Esse macarão, por sinal, pode ser recheado com uma variedade enorme de sabores e fica sempre bem apresentado.

Segue a receita:

Ingredientes

250g de Conchieglioni Rigati (Usei da DE CECCO)

3 tomates médios bem vermelhinhos

1 pé de alho-poró

1 tablete de caldo de verduras ou galinha

1 xíc. de chá de vinho branco ou tinto

1/3 xíc. de água

1/2 xíc. de folhas de manjericão

sal e pimenta a gosto

Modo de Fazer

Ferver bastante água com meio tablete do caldo de galinha e adicionar o macarrão, sal e um fio de azeite. Cozinhar por cerca de 20 min, escorrer e reservar.

Refogar o alho-poró, cortado em rodelinhas bem finas, no azeite e adicionar os tomates concassês (sem casca e sem semente) cortados em quatro. Temperar com sal e pimenta a gosto. Abaixar um pouco o fogo e adicionar o vinho. Diluir um pouco do restante do caldo na água e adicionar aos tomates. Aumentar um pouco o fogo para que o líquido evapore deixando mais o sabor. Quando os tomates estiverem mais molinhos você desliga o fogo e adiciona o manjericão. Corte os pedacinhos do tomate em quadradinhos menores para poder rechear a massa – não fizemos isso antes para não deixar que o recheio virasse uma papa de tomates amassados.

Depois de recheados com a deliciosa mistura de tomate e manjericão, eu derreti o reste de fundue, misturei com o pouco de iogurte natural – para suavizar mais o sabor- e salpiquei um pouco desse molho na massa. Um molho branco ou de queijo mais suave também fica bom, mas na falta, use a criatividade.

Rale um pouco de queijo parmesão e sirva como quiser, para prato principal essa quantidade serve duas porções, como entrada dá para umas 4 pessoas beliscar!

4 comments

  1. Muito bom mesmo, eu garanto!


  2. Mara!!

    Primeiro, te parabenizo pelo blog!! Suuper criativo, cheio de dicas muuuitoo uteis e alem de uma linguagem bem escritaa…

    E essa receitaa.. realmente deve ser deliciosaa!!

    bjaooo


  3. Ooo Prima, que beleza de conhecimento! Parabéns! Beijão!!


  4. Mara,

    Esse tambem nao deixa a desejar…parece ser tao bom quanto aquele do ano-novo.

    Ja copiei ambas !!!

    O Leo ta louco que eu faça, mas deixei para amanha porque faltam dois ingredientes…

    bj
    Rafa



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: