h1

Huuuumami!

December 16, 2007

Já faz 100 anos que um cientista japonês descobriu o que seria um quinto sabor dos alimentos e até agora pouca gente sabe disso. Seja por falta de comprovações químicas ou simplesmente por falta de divulgação, o que os japoneses chamaram de Sabor Umami ainda é um mito para muitas pessaos.

tomate.jpgO Umami seria o quinto gosto dos homens, juntamente com o doce, salgado, azedo e amargo, e é estimulado por partículas de aminoácidos, principalmente o glutamato monossódico. Na indústria alimentar ele é utilizado para realçar os sabores de alimentos e dar aquela vontade de “quero mais”, e o maior exemplo que encontramos no mercado é o ajinomoto, que seria o umami em pessoa, ou melhor, em produto – e o engraçado é que ninguém consegue, de fato, definir o seu sabor.
Nos alimentos naturais, como frutas e vegetais, a quantidade de concentração de glutamato se acentua na medida que o alimento vai amadurecendo. O tomate é um alimento que possui o sabor umami bem expressivo quando maduro, e dizem que ele fica mais perceptível ainda depois da vigésima mastigada. Curioso, não é?quejo-parmesao.jpg

Outros alimentos que representam o sabor umami é o aspargo, a soja e seus derivados, o queijo parmesão entre outros. O interessante é que, ainda sem saber desse “quinto sabor”, muitas vezes esses alimentos eram utilizados para dar um gostinho especial nas preparações… mais uma explicação para a culinária da sabedoria popular!

One comment

  1. hahaha é serio isso é? acho q eu ja sentii!! haha mas nuunca em tomate, odeio tomate mas no aginomoto e no parmesao ja, que estraanho bicho! achasse isso aonde? beeijo



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: