h1

Macarrão do Bom Ano

January 2, 2008

Passei esses últimos quatro dias na praia e fatos curiosos aconteceram no último dia do ano como ver satélites – ou OVNIs – sobrevoando o território ou achar tartaruginhas recém nascidas andando no sentido contrário do mar. Bem, o que acontece que é botaram a culpa no macarrão que fiz para o almoço – que tinha umas doses de cerveja- , e, em homenagem aqueles que estavam presentes, deixo a receita para lembrar desse dia que foi uma delícia, e fechou o nosso ano com chave de ouro.

E parabéns a todos pelo resgate das mais de 20 tartaruginhas, espero que elas tenham sobrevivido depois de tanta caminhada. Depois coloco uma foto!
Macarrão do Bom Ano

Cozinhar 500gr de linguini em bastante água com sal e resevar.

Para o molho

2 talos de alho-poró cortados bem pequenininhos – pode ser irregular mesmo

Meia cebola picada

1 dente de alho picado

1 c. s. de ervas finas

2 c.s. de cebolinha cortada bem fininha

1 saquinho do tempero de “7 vegetais Meu Segredo Maggi”

1 copo americano de boa cerveja – usei Stella Artois, pode ser vinho branco tamém

Uma garrafa de creme de leite fresco

Azeite

Sal e Pimenta a gosto

Modo de Fazer

Em uma panela grande – de preferência as que se usam para fazer paella – faça um fundo rápido com um bom fio de azeite e cebola. Quando começar a soltar água adicione o alho e logo depois o alho-poró cortadinho. Deixe refogar um pouco e quando estiverem bem claros adicione a cerveja. Misture um pouco, abaixe o fogo e tampe. Adicione o tempero de 7 vegetais e as ervas finas.

Deixe reduzir por alguns minutos até que o alho-poró esteja um pouco cozido (cerca de 10min. depois), caso secar demais pode adicionar mais cerveja. Coloque o creme de leite fresco e deixe reduzir na panela destampada por mais alguns minutos. Misture nessa panela o Linguini já cozido e a cebolinha cortada, corrija o sal e a pimenta, e coloque em uma forma para servir.

O molho fica bem suave e cai super bem com carnes vermelhas. Para dar um toque especial de crocância, faça um “farofa” de amêndoas – Basta derreter um pouco de manteiga numa frigideira, colocar uma boa quantidade de amêndoas e antes delas começarem a torrar misturar dois pães dormido raladinhos para formar de fato um farofa. Com um pouco de sal e pimenta você pode servir por cima do macarrão que fica ótimo.

Advertisements

2 comments

  1. Marina,
    Aprovada sua receita até pq geralmente quem come bem …bebe bem vou fazer aqui para meus amigos cervejeiros depois te conto.
    bjs
    Carlos Ribeiro


  2. Mara!!!!!!!

    Tava desejando esse macarrao…Simples, leve e delicioso.
    Sei que quando eu fizer nao vai ter aquele gostinho do ano-novo, nem as companhias serao tao agradaveis, mas tentarei reproduzi-lo.

    Pena que nao verei ovnis, tampouco salvarei tarturuguinhas novamente..

    Ah…precisando de cobaias para novas receitas, pode nos chamar!

    Bjao

    Rafaela Ota



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: